quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Obama faz promessas para reduzir emissão de gases poluentes

Pela primeira vez em de 10 anos o governo americano quer fixar metas de redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Cidadãos botam a criatividade para funcionar a favor do meio ambiente.

Foi um passo relevante que Barack Obama quer anunciar pessoalmente na Conferência do Clima de Copenhague.

A proposta do governo americano sobre mudanças climáticas enfrenta uma forte oposição no Senado. Barack Obama acredita na habilidade política para aprovar o projeto, mas isso é só uma aposta.

O certo é que Obama viu que pegou mal dizer, durante a viagem pela Ásia na semana passada, que tinha a intenção de adiar a discussão sobre metas de emissão de gases poluentes.

Com isso, os Estados Unidos - que junto com a China são campeões em poluição - tinham tirado o peso do tão esperado encontro de Copenhague. Em relação às propostas de outros países, as metas anunciadas por Obama foram avaliadas como um avanço, mas são tímidas.

Obama vai propor reduzir em 17% a emissão de gases poluentes até 2020, em relação aos níveis de 2005. Mas isso equivale a apenas 3%, se comparado com os níveis de 1990, o ano usado como base para quase todos os países desenvolvidos.

A União Européia, por exemplo, vai cortar 20% das suas emissões de poluentes, muito mais do que os americanos. Enquanto o governo não toma uma atitude, os cidadãos botam a criatividade para funcionar a favor do meio ambiente.

Mobilidade sustentável no Brasil

Um encontro sobre mobilidade sustentável reúne até quinta-feira (26) no Rio de Janeiro governantes e especialistas em transporte. Eles discutem alternativas para melhorar o trânsito nos grandes centros respeitando o meio ambiente.

REPORTAGEM EXIBIDA ONTEM 25/11 NO JORNAL DA GLOBO.

Nenhum comentário: